quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PROJETO: LETRAMENTO-JANELA PARA A VIDA

Tema:Projeto

Datas:03-11/05-11/12-11/15-11/16-11/19-11/23-11/24-11 e 27-11-09




PROJETO:



LETRAMENTO-JANELA PARA A VIDA



Introdução:Este trabalho envolve séries diversificadas da E.M.Norberto Marinho Cardoso no Imbé,com intuito da aproximação da leitura seguida de produção textual de alunos interagindo com a escola.
Promoveremos a valorização e o estímulo do que foi produzido em sala(livros de histórias)abordando diversos gêneros literários tendo como tema:As drogas.

Justificativa:

De acordo com a realidade que tramita nas escolas,onde a produção dos alunos”engavetadas”e pelo fato que o letramento decorre da contextualização de vários textos e informações,torna-se primordial criar condições para que este processo se desenvolva.Sendo assim,há a necessidade de um trabalho voltado para a valorização da produção,envolvendo(a escola)visando resultado significativo.Reais,para que compreendam a sociedade com um todo.


Objetivos:


Estimular,valorizar e contextualizar o trabalho de cada um unidos num elo participativo,promovendo um verdadeiro letramento.

Objetivos específicos:

*Atingir um bom rendimento na habilidade de pensar,observar,criticar e comparar.

*Proporcionar ao aluno a familiarização com a produção de livros,sensibilizando-os da importância e valor da leitura na vida.

*Desenvolver imaginação criadora.

*Oportunizar o trabalho grupal e o acesso às suas próprias produções.

*Viabilizar a oportunidade de aprimoramento da expressão oral na promoção de cada livro para outras turmas,para que haja um despertar de novos leitores.

Metodologia.

O professor disporá de um tempo de sua carga horária para a apresentação do projeto,ajudando-os a realizar o planejamento de suas atividades.
As atividades serão realizadas sob a coordenação de líderes de grupos de 4 a 5 alunos,previamente selecionados visando proporcionar melhor aproveitamento e uma valorização do resultado obtido.
A partir dessa socialização em sala de aula,busca mútua de reescrita dos seus textos e a exposição oral promovendo seus livros vão resgatar o orgulho e o prazer da produção textual e consequentemente a habilidade sócio-comunicativa dos envolvidos.
Equipe de trabalho:Colaboração dos docentes Língua Portuguesa e alunos.



Cronograma:

1º Tema:Trabalho

Datas:29-06/ 30-06 e 01-07-09

2º Tema:Textos literários e não literários.

Data:09-07-09

3º Tema:Sequências tipológicas;Os tipos injuntivos e preditivos.

Datas:14-07-09 e 16-07-09

4º Tema:A intertextualidade entre gêneros textuais.

Data:20-07 e 21-07-09

5º Tema:Narradores de Javé.

Data:04-08-09

6º Tema:Plano de aula.

Datas:12-08 e 18-08-09

7º Tema:Imagens do dia-a-dia.

Datas:20-08 e 24-08-09

8º Tema:A construção de significados.

Datas:25-08 e 27-08-09

9º Tema:A intertextualidade entre gêneros textuais.

Data:31-08-09

10ºTema:Propaganda e marketing.

Datas:01-09 e 03-09-09

11ºTema:Sendo tirinhas.
Datas:10-09 e 14-09-09

12ºTema:Relacionando imagens.

Datas:21-09 e 22-09-09
13ºTema:Elementos da narrativa.

Datas:28-09 e 29-09-09

14ºTema:Investigando os argumentos do texto.

Datas:01-09 e 13-10-09

15ºTema:Estatégias e dicas para o seu texto.

Datas:19-10 e 22-10-09

16ºTema:A gíria.

Datas:26-10 e 29-10-09

17ºTema:construindo hipóteses.
Introdução da confecção dos livros(projeto).

Datas:03-11 e 05-11-09

18ºTema:Uma placa na horta.

Datas:09-11 e 12-11-09

19ºTema:Passeio a Porto Alegre.

Data:10-11-09

20ºMemorial reflexivo.

Data:17-11-09

21ºObjetivo do Gestar.

22ºPropósitos pessoais(crescimento pessoal,profissional).

23ºProjeto(livro)

Avaliação:Deverá acontecer em todas as etapas do Projeto,considerando o interesse de cada um,suas conquistas,observação e desenvoltura nas atividades propostas bem como o envolvimento e participação no coletivo,
Inclusive a intervenção do líder dos grupos no contexto.

22º Propósitos pessoais (crescimento profissional,profissional)

22º Propósitos pessoais (crescimento profissional,profissional)


O GESTAR,foi uma jornada,na qual transmitiu conhecimentos nos quais propiciaram trocas de experiências entre alguns professores de LÍNGUA PORTUGUESA da rede Municipal.Sendo algo construtivo tanto para os professores quanto para os alunos,auxiliando-os assim no aprendizado,ocorrendo múltiplos conhecimentos.



“AMIGOS ANJOS”


Nossos amigos são como anjos,
Que iluminam nossos dias,
De forma mágica e maravilhosa.



O carinho da amizade vem como um
Presente dos céus,e nós
nos sentimos cercados de carinho e amor.





O sorriso deles nos trazem o sol,
e eles enchem nossos momentos com
sorriso e alegria.





Amigos são como anjos sem asa,
Abençoando nossas vidas com as
mais preciosas coisas.
Em todo tempo ama o amigo,
e na angústia nasce o irmão.


Autor desconhecido.


Comentário:A amizade é tudo para o ser humano,na pirâmide do saber,estamos sempre aperfeiçoando e renovando novos conhecimentos,o apreender deve ser constante e renovador para que possamos transmitir sempre novos conhecimentos.

21º Objetivo geral do gestar II de língua portuguesa.

21º Objetivo geral do gestar II de língua portuguesa.


O gestar 02º tem como objetivo maior possibilidade ao professor de língua portuguesa de 5º a 8º série (6º ao 9º anos) um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidade de compreensão,inter-
pretação e produção dos mais diferentes textos. Este processo de escola-
tização visa à inserção dos alunos na sociedade,como cidadãos conscien-
tes,capazes não só de analisar as várias situações de convivência social como também de se expressar criticamente em relação a elas.
Os objetivos,na perspectiva do desenvolvimento do professor,estão entrelaçados.O programa busca a valorização profissional e pessoal do professor,destacando as suas características e histórias particulares,a sua visão de sociedade,de relações e de compromissos com ela.
A complexidade cada vez maior de nossa sociedade exige que o trabalho do profissional da educação se embase em uma visão ampla e crítica dos fenômenos da vida moderna.
É essencial que o professor,além de usuário qualificado da língua,tenha também a função de mediar as criações mais diversas de inte-
ração de seus alunos e de estimular os processos de elaboração e reflexão sobre os diversos usos da linguagem nas diferentes situações sócio-comunicativas.

MEMORIAL REFLEXIVO


20ºRELATO

MEMORIAL REFLEXIVO



No município de OSÓRIO,na escola Estadual de 1ª a 4ª série,na época,Cônego Pedro Jacobs,no ano de 1980 ,a pequena e ingênua Chapeuzinho Vermelho inicia seu processo de alfabetização com a professora Zoraida.
Chapeuzinho sente-se angustiada,pois lembra que realizava atividades repetitivas como recorte de linhas e pontilhados,usava também sempre uma cartilha.Chapeuzinho queria mais, porém não obtinha resultados,deixando-a triste.Lembra também de uma música referente a abelhinha,mais ou menos assim...
A,A,A minha abelhinha E,E,E minha escovinha I,I,I meu indiozinho...
Chapeuzinho vermelho, não possui muitas lembranças recentes de seu processo de alfabetização, recordando-se somente destes feed back.



“O SEGREDO DO CASCO DA TARTARUGA...”



Logo que aprendeu a ler,o menino começou a fazer descobertas.Um dia estava folheando um livro e se deparou com a palavra “réptil”.Procurou o dicionário e se surpreendeu com o significado:Animal
Que se arrasta .Cobras,por exemplo.Pensava que réptil tinha a ver com rapidez e era justamente o contrário.O pai riu de seu espanto e disse que as tartarugas também eram répteis .Aliás,uma lenda chinesa afirmativa que Deus escrevera o segredo da vida no casco de uma tartaruga.
O menino gostou dessa escrita de Deus ,que utilizou o casco da tartaruga como se fosse uma folha de papel.O pai lembrou que aprender a ler nos livros era só o começo.com o tempo,o filho poderia ler
No rosto de uma pessoa sua história inteirinha.E bastaria observar os olhos de um amigo para ver se neles brilhava a felicidade.Ou tocar as mãos de um homem do campo para conhecer seus sofrimentos.
Mas o menino,curioso,queria mesmo era saber qual o segredo da vida.Por isso, começou a se interessar pela vida das tartarugas.Conheceu a tartaruga-de-couro,cujo casco parecia uma bola de capotão.A tartaruga-oliva,que lembrava o verde das azeitonas .Descobriu que a tartaruga de pente tinha esse nome porque faziam pentes,bolsas e aros para óculos.E aprendeu tudo sobre a tartaruga-cabeçuda ,sobre a tartaruga-gigante,atração das Ilhas Galápagos,e sobre a Ridley,das praias da Costa Rica.
Quanto mais estudava,mais o menino se convencia de que realmente poderia descobrir a escrita de Deus naquelas criaturas que carregavam a casa nas costas.Elas tinham carapaças misteriosas,com desenhos estranhíssimos,círculos coloridos,arestas longitudinais.Algumas até pareciam pinturas.
O menino foi crescendo e se tornou especialista em tartarugas.Sabia distinguir uma adolescente da uma adulta e conhecia como ninguém a desova das espécies marinhas no litoral.Mas também descobriu que,assim como procurava o segredo da vida no da vida no casco das tartarugas,outras pessoas buscavam a mesma coisa em lugares diferentes:no pulsar das estrelas,no canto dos pássaros,no silêncio dos olhares,no cheiro dos ventos,nas linhas das mãos,no fim do arco-íris.Tudo ao redor podia ser lido,sorriu ele,lembrando-se das palavras de seu pai.E só o tempo,como um professor que pega na mão do aluno,ensinava essa lição,enquanto as pessoas iam fazendo suas descobertas bem devagarzinho como as tartarugas.Talvez estivesse aí o segredo.


CONTO DE JOÃO A. CARRASCOZA.

Comentário:Assim como o menino descobriu que o segredo da vida estava no casco da tartaruga e que outras pessoas buscavam a mesma coisa
Em lugares diferentes como:no pulsar das estrelas,no canto dos pássaros,Chapeuzinho Vermelho durante o percurso de sua aprendizagem pode também descobrir novos horizontes em sua jornada,despertando assim novos conhecimentos.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Assunto:Passeio a Porto Alegre.


Assunto:Passeio a Porto Alegre.
Data:10/11/09


Fomos a Porto Alegre com o grupo do GESTAR e alguns esposos.Ao sairmos do Imbé,a intenção seria assistirmos no TEATRO RENASCENÇA,uma peça tea-
tral,embora ao chegarmos lá, tenha ocorrido um pequeno imprevisto,não sendo possível assistirmos,pois os ingressos estavam esgotados.Então,nos informaram que estava acontecendo outro evento próximo ao auditório do teatro.Chegando lá assistimos alguns grupos de músicos da cidade de Por-to Alegre,escutamos algumas músicas,logo após,fomos lanchar no shooping,
Praia de Belas,passeamos,comemos nos divertimos muito,trocamos ideias com os colegas,tornando um passeio agradável e acolhedor.
COLEGAS,ADOREI!!!

Tema:Uma placa na horta.

18ºRelato
Tema:Uma placa na horta.
Título:Placas.
Aulas:9/11 e 12/11



No primeiro momento,entreguei o Xerox e pedi que analisassem a mensa-
gem da placa.
No segundo momento,fiz alguns questionamentos como: Pedi que contassem o que viram na imagem. Se tiveram dificuldades para entender o texto da placa? Por quê?
Fiz questionamentos em relação a norma culta e a linguagem coloquial,
Ressaltei a importância de utilizarmos o dicionário,quando precisarmos tirar alguma duvida em relação a grafia das palavras.
No terceiro momento,pedi que imaginassem que seriam proprietário da horta referente a placa,finalizando, os alunos deveriam criar um cartaz para anunciar as hortaliças.


UMA PLACA NA HORTA




Orta.D’cove
ARERTE

A.canpAinha

SERA.ATEndida

5.PE.DE.AuFASE

1.REAU.E.cove

Comentário:Os alunos tiveram dificuldades na compreensão da placa e comentaram a importância de escrevermos as palavras corretamente.

Tema:Construindo hipóteses.

17ºRelato
Tema:Construindo hipóteses.
Título:Selos
Aulas:3/11/09 e 5/11/09




No primeiro momento,foi distribuído o Xerox,após analisaram a figura tentando identificá-la,formulando várias hipóteses.
No segundo momento,começaram a selecionar as características da figura do texto e a mensagem na qual é transmitida para o leitor.
No terceiro momento perceberam que tratava-se de um selo referente a uma determinada associação de doces fabricados com amendoim.
NO quarto momento responderam as questões,logo após foi proposto que os alunos confeccionassem um logotipo ou logomarca utilizando siglas,slo-gan,palavras ou frases associados à propaganda.
Observei que realizaram esta atividade com interesse,pois já haviam realizado anteriormente,algo semelhante.

Tema:A gíria

16ºRelato
Tema:A gíria
Título:Gírias
Aulas:26/10 e 29/10/09
No primeiro momento,foi distribuído o Xerox com o texto A GÍRIA e algumas questões para responderem.
No segundo momento,foi feito alguns comentários relacionando a distinção de dialeto nos diversos grupos como:jovens,surfistas,caminho-neiros,carroceiros,etc.
No terceiro momento,pedi que elaborassem uma lista de gírias conhecida pelo grupo.
No quarto momento,ocorreu a exposição das gírias elaboradas em duplas,na sala de aula.
OBS:Os alunos explicaram os significados das gírias que relaciona-

ram.Alguns alunos pediram que realizassem mais vezes esta atividade,
mencionaram que foi bem interessante.



LISTA DE GÍRIAS CONHECIDAS NO DIA-A-DIA:

Irado-Algo muito legal .
nada a vê-Um jeito de dizer que a pessoa falou algo sem graça,sem senti-
do.
Valeu-Um jeito de dizer obrigado.
Trip-Uma pessoa convencida,se acha a tal.
Astral-alto estima.
Já é-Claro que sim.
Coroa-Pai e mãe.
Mané-Uma pessoa burra,tonta.
Palha-nada a ver.
Pô-Como?
Caô-Mentira.
Cadê-O que foi?
Gomets-gostoso.
Falô-tchau...
Lequi-adolescente.
Balofa-muito gorda.
Arrebenta a coleira e me morde-estupidez,grosseria.
Tomou um caldo-caiu.
Chega nela-vai lá,
Pagar mico-passar vergonha.
Brother-forma carinhosa,irmão.

Alunos:Pâmela e Camila. Turma:63

Tema:Estratégias e dicas para o seu texto.

15ºRelato
Tema:Estratégias e dicas para o seu texto.
Título:Procura-se.



No primeiro momento ,foi distribuído o Xerox de um classificado,onde fiz alguns questionamentos como:OS dados referente a pessoa desaparecida são suficientes para compreender o enunciado?A qual leitor destina-se o texto?
No segundo momento ,responderam as perguntas referente ao cartaz.
No terceiro momento finalizando,pedi que confeccionassem um cartaz procurando um objeto,pessoa,animal,etc.Os alunos realizaram esta atividade em pequenos grupos.
Observei que escolheram objetos do seu dia-a-dia,como pente,computador,etc.
Comentário:Todos os dias é um constante apreender,estamos sempre obtendo novos conhecimentos nesta longa jornada de nossas vidas...

Tema:Investigando os argumentos do TEXTO.

14ºRelato
Tema:Investigando os argumentos do TEXTO.
Título:Combatendo as doenças do Mundo.
Aulas:1º/10/09 e 13/10/09




No primeiro momento,foi distribuído a tirinha do Xerox de Mafalda.
No segundo momento,foi realizado uma análise da tirinha,onde foi feito alguns comentários,como a doença do Mundo,que relataram as drogas ,
Poluição,desmatamento camada de ozônio,preconceito e o desemprego.
No terceiro momento ,responderam as perguntas argumentativas referente a tirinha.
Finalizando no quarto momento,pedi que criassem um remédio para combater as doenças do mundo.
Comentário:Alguns alunos fizeram cartazes e uma menina fez uma bula com o remédio escrito em Inglês:world tea ,que significa “CHÁ PARA O MUNDO”.Nesta aula ocorreu uma interdisciplinaridade entre a disciplina de português e inglês.

Tema:Elementos da Narrativa

13º Relato
Tema:Elementos da Narrativa
TÍTULO:PLAT
Aulas:28/09 e 29/9


No primeiro momento foi distribuído fichas,nas quais estava escrito PLAT,então expliquei o significado de cada letra.P =PERSONAGEM
L =LUGAR
A =AÇÃO
T =TEMPO
No segundo momento pedi que fizessem o preenchimento das fichas inventando respostas imaginárias.
No terceiro momento recolhi as fichas,coloquei-as em uma caixinha,logo após,cada aluno retirou uma nova ficha.
No quarto momento,pedi que elaborassem um parágrafo contando o que imaginaram.
Finalizando no quinto momento pedi que elaborassem um texto bem criativo a partir dos subsídios que possuíam.
Comentário:Observei que no geral foi agradável a realização desta atividade tornando-se um momento de participação mútua entre os alunos e também foi uma maneira agradável de revisar os verbos.

Tema:Relacionando Imagens

12º Relato
Tema:Relacionando Imagens
Aulas:21/09 e 22/9


No primeiro momento, foi distribuído o Xerox,onde os alunos tinham que distinguir a sequência dos fatos,ordenado-as corretamente.
No segundo momento, responderam algumas questões referentes a sequência de gravuras.
Finalizando, no terceiro momento foi proposto que criassem uma história em quadrinhos,logo após observei que alguns alunos reclamaram,pois achavam que não possuíam aptidão necessária para realizarem a atividade,então incentivei-os,dizendo que todos possuíam capacidade suficiente para realizarem a tarefa, que foi executada com interesse.

Tema:Lendo tirinhas

11º Relato
Tema:Lendo tirinhas
Título:Biografia
Aulas:10/09 e 14/09

No primeiro momento foi distribuído o Xerox, onde constava uma tirinha de história em quadrinhos,cujo o título era Magali,logo após,sur-giu uma polêmica em relação a versão da historinha,pois tratava-se de um jogo de interesse visto pelos alunos,foi salientado a mentira,ingenuidade das pessoas,compararam com determinadas atitudes em sala de aula.Ressaltaram em relação ao poço dos desejos que poderia ser invenção da Magali,para conseguir dinheiro fácil.
No segundo momento responderam as questões referente ao Xerox,que constava a biografia ilustrada de Maurício de Sousa.Foi comentado os itens que se utiliza para fazer uma biografia.
Finalizando,no terceiro momento foi proposto que cada aluno escrevesse a sua biografia.
Comentário:Os alunos no geral acharam difícil,pois teriam que fazer uma retrospectiva de toda sua vida,então sugeri que fizessem alguns questionamentos com seus pais.

Também observei que alguns alunos encontraram dificuldades na elaboração do texto,embora tenham realizado a atividade proposta com êxito.
Biografia:Juliana Costa Silveira nasci no Brasil,em uma cidade do estado do RS,chamada Tramandaí,em fevereiro de 1995.
Meu pai Dilmar Barcelos Silveira era caminhoneiro,minha mãe Maria Isabel Costa,dona de casa.
Com poucos meses fui levada para a cidade de Viamão,onde passei parte da minha infância.Outra parte morei no Imbé,onde meu pai foi trabalhar de motorista.
A minha primeira escola, seu nome era Rui Barbosa,na cidade do Imbé,continuei os estudos em Tramandaí.Enquanto eu estudava ajudava minha mãe nos afazeres de casa.
Atualmente moro com meu pai Dilmar que está trabalhando de pintura e com minha madrasta que é dona de casa,seu nome é Lucimara.Moro na Nova Nordeste,rua Machado de Assis,na escola Norberto Martinho Cardoso e dois
dias por semana faço dança no DTG Herança do Velho Pai.

Tema:Propaganda e marketing

10º Relato
Tema:Propaganda e marketing
Título:Propaganda
Aulas:1º/9/O9 e 3/9/09


OBS:Dando continuidade da atividade realizada do TP3 a “Intertextualidade entre gêneros textuais”, no AAA4 apliquei a atividade de produção textual enfatizada na propaganda e marketing.
No primeiro momento entreguei várias revistas,onde os grupos deveriam
Identificar e escolher uma propaganda.
No segundo momento os alunos deveriam imaginar que seriam um publicitário de uma empresa de propaganda e marketing, logo após, deveriam escolher um produto que utilizassem no seu dia-a-dia e criassem uma propaganda para vendê-la,sendo que poderiam inventar um produto,a partir de outro já conhecido,que atendesse às necessidades do consumidor.
Procurando criar um anúncio publicitário com um toque de humor,para que o texto fosse ainda mais original.
No terceiro momento foi passado no quadro algumas dicas para que o texto tivesse informações necessárias para sua estrutura:

a)Qual é o produto?
b)Quem se dirige o texto?
c)Quais são os recursos gráficos mais interessantes para despertar os interesses do leitor?
e)Que estratégia de texto(informações,linguagem e mensagem)você poderá utilizar para convencer o consumidor?
No quarto momento,finalizando com a produção textual e
propagandas.
Esta atividade foi feita com grande interesse,pois já tinham realizado atividades semelhantes em aulas anteriores.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

domingo, 8 de novembro de 2009

A intertextualidade entre gêneros textuais


9°Relato
Tema: A intertextualidade entre gêneros textuais
Titulo: Propaganda e marketing
Aula:31/08/09
1° Momento foi distribuído várias propagandas, sendo analisado o significado, qual a imagem a que deveria ser retratado para o público alvo, o comprador. Os alunos relataram vários comentários como: A importância de chamar a atenção do produto no qual se pretende vender, através de artifícios que auxilie e identifique o comprador.
No segundo momento foi distribuído algumas questões relacionadas a um determinada propaganda , nas quais em duplas, os mesmos deveriam responder.

Questões:

a) Na Bíblia, em um contexto religioso que prega a inevitabilidade da morte, o que a frase”Do pó vieste e ao pó voltarás “ quer dizer?
b) No texto publicitário, o que a mesma frase quer dizer?

Finalizando no terceiro momento foi proposto que em duplas confeccionassem uma propaganda de algum produto.
Observei que tanto na elaboração das questões quanto na confecção das propagandas os alunos tiveram algumas dificuldades em transferir as palavras bíblicas para uma nova “moldura”, com o objetivo do gênero publicitário que caracteriza-se em termos de venda da ideia.

CONSTRUINDO SIGNIFICADOS




8° Relato
Tema:A construção de significados
Titulo:Se eu fosse você
Aulas: 25/08 e 27/08/09

1° Momento, fomos para a sala de informática, onde foi instalado o data show, logo após iniciou o filme “Se eu fosse você”. Durante o filme os alunos mantiveram – se atentos, fazendo algumas observações nas partes cômicas, relacionando em alguns momentos do seu cotidiano, comentários como:”A mãe sabe todos os segredos da filha e esconde do pai.”
No segundo momento na aula seguinte foi feito uma retrospectiva do filme, com comentários que abordaram diversos assuntos como: Portar-se no lugar do outro em determinados momentos antes de criticar a postura alheia, a troca de função e sua valorização.
Finalizando no terceiro momento com uma proposta de produção textual, com o título “Se eu fosse você”.
Posicionarmos no lugar do outro difícil, porém, e um exercício fundamental para o bom relacionamento.

É tempo de mudar...
“...e perguntaram a o sábio:
O que mais te intriga nos seres humanos?
Respondeu o sábio:
Eles se fartam de ser crianças e têm pressa por crescer,
e depois suspiram por voltar a ser crianças...
Primeiro, perdem a saúde para ter dinheiro e,
logo em seguida , perdem o dinheiro para ter saúde...
Pensam tão ansiosamente no futuro
que se descuidam do presente e, assim,
nem vivem o presente nem o futuro...
Vivem como se fossem morrer e morrem como se não
Tivessem vivido!
Reflita sobre isso...
Pois você ainda tem tempo para acertar a sua vida.
Todos os dias, quando você acorda,
você recebe o mais belo de todos os presentes:
A Dádiva da Vida.
Faça com que realmente valha a pena.”

IMAGEM DO COTIDIANO



7° Relato
Tema : Imagens do dia- a- dia
Titulo: Circuito fechado
Aulas:20/08 e 24/08/09

1° Momento, foi distribuído texto: Circuito fechado, os alunos fizeram a leitura, após perguntei o que compreenderam, alguns questionaram, pois perceberam que ocorria somente a presença de substantivos, ocorrendo dificuldade na compreensão. Também mencionaram que não possuía verbos, adjetivos, pronomes, advérbios, porém relataram que o personagem do texto seria um homem, decorrente de alguns detalhes como: Creme de barbear, gravata, etc.
Também analisaram que o mesmo seria um fumante, pois várias vezes aparece as palavras, maço de cigarros e caixa de fósforo, alguns disseram que poderia ser um executivo, alguém que trabalha em um escritório, ocorreram várias idéias diferenciadas.
No segundo momento pedi que todos fechassem os olhos e tentassem reprisar as seguintes imagens:
a) O que você vê a sua volta al levantar de sua cama?
b) Como é a imagem da sua casa: móveis, objetos, quadros, retratos, paredes e eletrodomésticos?
c) Quando você sai de casa, o que você vê pela frente?
d) Como é o seu caminho até a escola?
No terceiro momento foi proposto que cada aluno escrevesse o seu circuito fechado.
Finalizando no quarto momento.
Após a escolha de um universo de palavras, pedi que os alunos construíssem um texto enigmático.
A convivência difícil é motivo de crescimento.”Conviver com o ser humano é difícil, porem são as convivências mais difíceis que fazem de nós pessoas melhores. Com certeza você crescerá com elas” (Autor desconhecido)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

PLANO DE AULA -MANCHETES

Plano de aula:6ª série
Tema:Manchetes
Aulas:12/8 e 18/8/09
1ºMomento:Motivação.
Manchetes diversificadas com sentido ambíguo.O aluno terá que esccrever uma notícia referente a manchete,logo após o término da atividade será feito uma leitura oral,sendo entregue em seguida a reportagem correspondente a determinada manchete.
Os alunos irão comparar as reportagens escritas por eles com as do jornal.

2ºMomento:organização de pequenos grupos para a realização do roteiro de leitura.
1)Toda a notícia comunica um fato.
a)Qual é o fato?
b)Onde aconteceu?(estado,local)
c)Quando aconteceu?(dia,mês,ano)
d)Por que aconteceu?

2)A notícia se compõe de duas partes:Manchete e texto.

A manchete tem dois objetivos.
1ºResumir a notícia.
2ºAtrair a atenção do leitor.
a)Em sua opinião,as notícias,as manchetes dessas notícias,atendem a esses dois objetivos?
b)Crie uma outra manchete para essas notícias.

3ºMomento:Produção de textos.

Morte do leiteiro

Há pouco leite no país,
é preciso entrgá-lo cedo.
Há muita sede no país,
é preciso entregá-lo cedo.
Há no país uma legenda,
que ladrão se mata com tiro.

Então o moço que é leiteiro
de madrugada com sua lata
sai correndo e distribuindo
leite bom para gente ruim.
Sua lata,suas garrafas,
seus sapatos de borracha
vão dizendo aos homens no sono que
alguém acordou cedinho
e veio do último subúrbio
trazer o leite mais frio
e mais alvo da melhor vaca
para todos criarem força
na luta brava da cidade.

Na mão a garrafa branca
não tem tempo de dizer
as coisas que lhe atribuo
nem o moço leiteiro ignaro,
morador na Rua Namur,
epregado no entreposto,
com 21 anos de idade,
sabe lá o que seja impulso
de humana compreensão.
E já que tem pressa,o
cirpo vai deixando à beira das casas
uma apenas mercadoria.

E como a porta dos fundos
também escondesse gente
que aspira ao pouco de leite
disponível em nosso tempo,
avancemos por esse beco,
peguemos o corredor,
depositemos o litro...
Sem fazer barulho,é claro,
que barulho nada resolve.

Meu leiteiro tão sutil
de passo maneiro e leve,
antes desliza que marcha,
É certo que algum rumor
sempre se faz;passo errado,
vaso de flor no caminho,
com cão latindo por princípio,
ou um gato quizilento.
É há sempre um senhor que acorda
resmunga e torna a dormir.

Mas este acordou em pânico
(ladrões infestam o bairro),
não quis saberde mais nada.
O revóver da gaveta
saltou para sua mão.
Ladrão?se pega com tiro,
Os tiros da madrugada
liquidaram meu leiteiro.
Se era noivo,se era virgem,
se era ajegre, se era bom,
não sei,
é tarde para saber.
Mas o homem perdeu o sono
de todo, e foge pra rua.
Meu Deus, matei um inocente.
Bala que mata gatuno
também serve pra furtar
a vida de nosso irmão.
Quem quiser que chame médico,
polícia não bota a mão
neste filho de meu pai.
Está salva a propriedade.

A noite geral prossegue,
a manhã custa a chegar,
mas o leiteiro
estatelado,ao relento,
perdeu a pressa que tinha.

Da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite,sangue...não sei.
Por entre objetos confusos,
mal redimidos da noite,
duas cores se procuram,
suavemente se tocam,amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos aurora.

Andrade,Carlos Drummond de.A rosa do povo.in Obra Completa.Rio de Janeiro,Aguilar.1964.

1ªAtividade do texto:
Extraia desse texto os elementos necessários para você ,redator de um determinado jornal,montar uma notícia.Restrija-se a informar oleitor do fato ocorrido,não comente,não analise,enfim,não emita qualquer opinião.Crie também uma manchete que sintetize o fato e ao mesmo tempo,atraia a atenção do leitor.

4ºMomento:Revisão da notícia.
O ato da escrita tem um objetivo social.Os textos são intencionalmente escretos para públicos determinados.
Você acabou de descrever uma notícia.Você fez isso com o objetivo de informar o leitor de um jornal ou de uma revista a respeito de um fato. Para que seu texto atinja o objetivo proposto (informar o leitor sobre o fato),é importante que seja bem escrito.Para isso,antes de editá-lo,você deve fazer uma revisão cuidadosa do seu texto.

Sugestão de roteirode revisão:

Aspecto estrutural 1.A manchete resume a notícia e atrai a atenção do leitor?

2.A notícia informa ao leitor onde e quando aconteceu o fato?

3.A ordem das palavras na frase facilita a leitura do texto?

Aspecto gramatical 4.As frases estão construídas de forma clara e precisa?

5.Utiliza a pontuação adequada?

6.Grafa e acentua corretamente as palavras?

7.Concorda o verbo com o sujeito?


OBS:A revisão da notícia é a critério do professor e das necessidades da turma.

5ºMomento:Finalizando com o jornal falado.


Jornal Falado

Para a realização de um jornal falado,são necessários os seguintes componentes:

REDATORES-observam os fatos,selecionam os assuntos e redigem as notícias.
LOCUTORES-apresentam a notícia para o público.
SONOPLASTAS-selecionam e dirigem o fundo musical.
Antes da apresentação do jornal falado ,cada grupo deverá colher os fatos e selecionar os mais importantes de acordo com o público a que o jornal se destina.
Cada grupo pensará também na melhor forma de apresantação do jornal.Pode-se escolher um nome para o jornal,um prefixo musical,um patrocionador...



Comentário:Ao realizarmos uma atividade em sala de aula o professor transmite informações,sendo nas quais da teoria da comunicação,podendo haver um ato comunicativo onde vinculam seis fatores essenciais que são:emissor,receptor mensagem,o código,o canal e o referente.
No entanto,significa o ato da comunicação,pois concebem o emissor e recaptor como polos neutros que deverão produzir ,receber e compreender a mensagem.
Relacionando a mensagem das manchetes,propõe-se com o objetivo de fazer com que o leitor compreenda o significados das mesmas.
Para que ele possa fazer a leitura ampla do mundo no qual está inserido.
Desenvolvendo assim, a prática do argumento,palavra originária do latim:"argumentum",
que tem tema "argu" ,cujo primeiro sentido é fazer "brilhar",iluminar.Pela sua origem ,podemos dizer que argumento é tudo aquilo que faz brilhar,cintilar uma ideia.Assim,chamamos argumento todo procedimento linguístico,que visa persuadir,a fazer o receptor aceitar o que lhe foi comunicado.
Baseado na adaptação de Platão Savioli.


disponível

PLANO DE AULA -MANCHETES

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Filme: Narradores de Javé

5ª RELATO
Tema: Análise do filme
Aula: 4/8/9

Aspectos a serem analisados:
1)O que significa fazer o "papel de escriba"?
Escrever histórias diversificadas dos lugares nos quais identificam as origens de um determinado povo.Colocando no papel o enredo os acontecimentos de valor, histórias de valor ocorridas no lugar, sendo de língua padrão, ou seja, história científica.

2)Qual o papel do escriba naquela comunidade? A arte é cumprir o ofício do escriba, escrevendo a história do Javé, da comunidade, escutando as pessoas e abstraindo somente os fatos verdadeiros ou que se assemelham a verdade, não podendo extrapolar.

3)Analise os traços de oralidade daquela comunidade e a função do escriba.
A linguagem oral da comunidade caracteriza-se através da linguagem coloquial, demonstrando a cultura de um povo, de maneira imaginária e a função do escriba seria demonstrar como ponto de partida os fatos imaginários, de maneira mais clara e objetiva, fazendo com que o leitor acredite no fato existente.

4)Qual a relação entre oralidade e escrita?
A oralidade é considerada a linguagem informal,uso popular do cotidiano, já escrita é considerada a linguagem padrão usando-as de forma criativa, porém jamais esquecendo as regras.

5)Analise as práticas de letramento e de alfabetização daquela comunidade.
É uma comunidade que possui letramento, pois analisa o mundo que os cerca, porém não sabem escrever e ler, alguns escrevem apenas os seus nomes.

6)Como você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme^
Ser alfabetizado é o escriba, ou seja, o que escreve e relata os fatos ocorridos na comunidade e ser letrado são as demais pessoas existentes na comunidade, independente da alfabetização.

7)Em que atividades práticas, no contexto da sala de aula, você exerce o papel de escriba?
Na produção textual do aluno, quando o professor interfere nessa produção, realizando as correções gramaticais.

8)Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
O escriba exerce a função de ouvinte das histórias dos letrados, transferindo-as para o papel da escrita padrão.

9)Qual a função social que a escrita exerce no contexto do filme?
A escrita é de suma importância, pois sem ela as pessoas que moram nessa comunidade não podem provar o valor de sua existência.

10)Quais as relações de poder estabelecidas pelos personagens diante das práticas de escrita?
Através da escrita, o escriba resgatou o poder de confibilidade em relação as pessoas existentes na comunidade.

" A intertextualidade entre gêneros textuais"

4ª RELATO
Tema:Texto publicitário
Aula: 20/07/09 e 21/07/09
Na aula anterior pedi que trouxessem revistas.
No primeiro momento distribui uma propaganda, na qual os alunos analisaram e foi feito alguns comentários. Foi analisado o objetivo do texto publicitário, que caracteriza-se basicamente em chamar atenção para o produto que pretende vender, logo após os alunos responderam algumas questões referente ao texto publicitário.
No segundo momento, a partir das revistas os alunos escolheram algumas propagandas, sendo analisadas e comentadas oralmente pelo grupo.
No terceiro momento cada dupla criou um produto, no qual elaborou uma propaganda.
A cada momento percebe-se que a turma está vivenciando novas experiências, sendo algo produtivo e construtivo.

Sequências tipológicas; Os tipos injuntivos e preditivo




3ª RELATO
Tema: Manuais de instruções
Aulas: 14/07/09 e 16/07/09
Na aula anterior, pedi que trouxessem manuais de instruções.
No primeiro momento distribuí aos pequenos grupos alguns manuais, que os trouxessem de casa e os demais que os próprios alunos possuiam. Expliquei a diferenciação que ocorre no texto onde há sequências tipológicas injuntivas ou instrucionais salientando assim o significado de injuntivo, no qual ordena, o verbo estando sempre no imperativo. Os alunos levaram os seus manuais,logo após pedi que identificassem verbos que significassem ordem, então foi lido e relatado para o grande grupo. Os alunos então perceberam a intenção do texto que caracteriza-se por fazer com que o leitor execute alguma ação.
No segundo momento escrevi no quadro o roteiro para a análise que constaram as seguintes questões:
a)Qual o objetivo do texto?
b)A quem se dirige o texto?
c)Procure no texto um trecho que diga ao leitor sobre como proceder.
d)Copie palavras e expressões que indicam sequências de ações.
e)Classifique o texto, levando em consideração as características encontradas.
f)Justifique a utilidade deste manual no uso diário do consumidor.
Finalizando, no terceiro momento, cada grupo confeccionou o seu próprio manual de instrução.
Durante a realização das atividades percebi algumas dificuldades, pois os manuais são elaborados de uma forma subjetiva para o leitor, dificultando muitas vezes a compreensão do mesmo.
No decorrer da realização das atividades os alunos participaram com interesse, salientando um dos grupos o manual do aluno, onde mencionaram os seguintes itens:
a)Materiais para o 1ª dia de aula
b)Como se comportar no 1ª dia de aula.
c)Como fazer um trabalho em grupo.
d)Como estudar para uma prova.
e)Quantas horas podemos estudar.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Textos Literários e não Literários

TEMA: Horóscopo
AULA: 09/07/09

No primeiro momento foi distribuido livros referente à fábulas, contos, crônicas e alguns didáticos, logo após a análise, os pequenos grupos receberam jornais, sendo que teriam que distinguir os diversos tipos de textos em literários e não literários. Finalizando, em duplas foi proposto que a partir dos horóscopos lidos, cada dupla deveria criar uma poesia referente a um determinado signo. No momento que foi lançado a proposta, observei que ficaram inquietos, porém relatei que todos possuiam capacidade suficiente para a realização desta atividade.
Logo após, cada dupla elaborou sua poesia.

POESIA DOS ALUNOS DA 6ª SÉRIE

O TOURO
O touro é bonito e forte
tem pessoas que acham que dá sorte,
tem pessoas que acham que dá morte.

Eu acho que dá sorte,
Por ser meu signo,
Acaba não dando morte.

Mas eu só sei de uma coisa,
que o touro é a minha esperança
para salvar a humanidade
para dar humildade.

Mas nunca se esqueça, que
o mundo também sofre
que as pessoas e os animais
também morrem

Tenha esperança,
é o que basta,
para ter alegria
e viver em harmonia.
Franciene-turma:63


A MATA

Logo que você entra nela,
você vê muitos animais,
mais um dos mais perigosos
quase ninguém vê! É o escorpião

Aquele que de alma escura,
e tenebrosa, aquela que nada teme,
aquele que sente o próprio horror,
aquele que mata por saga.

Mas ao mesmo tempo,
aquele que tenta mudar de vida!
ou melhor... aquele que mata pra não morrer,

Mas além disso tudo, o escorpião
não sente remorso, simplesmente se esconde
sem se despedir
Esse é o escorpião.

Ana Claudia-turma-63


Áries

Áries é meu signo
Eu gosto muito dele
Mas será que é verdade
o que dizem sobre ele?

Áries combina com quem?
Queria saber disso
Mas será que combina com touro?
Ou é só um mito

Ouvi dizer que Áries, não combina com touro,
mas sim, com libra.
vou achar alguém com esse signo
E oferecer uma bebida.

Áries é minha felicidade,
Que me dá liberdade.
E na escola,
me dá criatividade.

Carolina-turma-63

Fotos do 1ª e 2° Momento







Trabalho da turma 63


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O conhecimento intuitivo de gêneros textuais

Tema:Trabalho

Aulas:29/06/09 30/06/09 01/07/09

1º Relato

"Para que os alunos possam interpretar e compreender o Mundo que o cerca primeiramente necessitamos conquistá-lo"

No primeiro momento apliquei o quebra-cabeça da letra T, sendo que durante a montagem os pequenos grupos realizaram atividade com muitas expectativas,dúvidas e ao mesmo tempo percebia-se que estavam realizados em descobrir o resultado.

No segundo momentofoi distribuido revistas,com as quais os alunos recortaram gravuras relacionando o sentido de trabalho,logo após fizeram uma descrição,sendo que um dos grupos foi além da proposta e montando uma pequena revista,que pode ser designado como"FANZINE", uma coletânea com diversas gravuras.
Finalizando, no terceiro momento, responderam questões referente as experiências de trabalho, relacionadas a comunidade na qual moram.
Na aplicação de diversos gêneros textuais necessário que possamos incentivar o aluno, para que possa reconhecer e distinguir, associando-os mediante a realidade existente, desenvolvendo assim uma competência sociocomunicativa, ou seja, possuindo a capacidade de produzir através de seu cotidiano.
"... o educador ou coordenador de um grupo é como um maestro que rege uma orquestra. Da coordenação sintonizada com cada diferente instrumento, ele rege a música de todos. O maestro sabe e conhece o conteúdo das partituras de cada instrumento e o que cada um pode oferecer. A sintonia de cada um do outro, a sintonia de cada um com o maestro; a sintonia do maestro com cada um e com todos, é o que possibilita a execução da peça pedagógica.
Esta é a arte de reger as diferenças, socializandom os saberes individuais na construção do conhecimento generalizável e para a construção do processo democrático."
( Madalena Freire)