quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PROJETO: LETRAMENTO-JANELA PARA A VIDA

Tema:Projeto

Datas:03-11/05-11/12-11/15-11/16-11/19-11/23-11/24-11 e 27-11-09




PROJETO:



LETRAMENTO-JANELA PARA A VIDA



Introdução:Este trabalho envolve séries diversificadas da E.M.Norberto Marinho Cardoso no Imbé,com intuito da aproximação da leitura seguida de produção textual de alunos interagindo com a escola.
Promoveremos a valorização e o estímulo do que foi produzido em sala(livros de histórias)abordando diversos gêneros literários tendo como tema:As drogas.

Justificativa:

De acordo com a realidade que tramita nas escolas,onde a produção dos alunos”engavetadas”e pelo fato que o letramento decorre da contextualização de vários textos e informações,torna-se primordial criar condições para que este processo se desenvolva.Sendo assim,há a necessidade de um trabalho voltado para a valorização da produção,envolvendo(a escola)visando resultado significativo.Reais,para que compreendam a sociedade com um todo.


Objetivos:


Estimular,valorizar e contextualizar o trabalho de cada um unidos num elo participativo,promovendo um verdadeiro letramento.

Objetivos específicos:

*Atingir um bom rendimento na habilidade de pensar,observar,criticar e comparar.

*Proporcionar ao aluno a familiarização com a produção de livros,sensibilizando-os da importância e valor da leitura na vida.

*Desenvolver imaginação criadora.

*Oportunizar o trabalho grupal e o acesso às suas próprias produções.

*Viabilizar a oportunidade de aprimoramento da expressão oral na promoção de cada livro para outras turmas,para que haja um despertar de novos leitores.

Metodologia.

O professor disporá de um tempo de sua carga horária para a apresentação do projeto,ajudando-os a realizar o planejamento de suas atividades.
As atividades serão realizadas sob a coordenação de líderes de grupos de 4 a 5 alunos,previamente selecionados visando proporcionar melhor aproveitamento e uma valorização do resultado obtido.
A partir dessa socialização em sala de aula,busca mútua de reescrita dos seus textos e a exposição oral promovendo seus livros vão resgatar o orgulho e o prazer da produção textual e consequentemente a habilidade sócio-comunicativa dos envolvidos.
Equipe de trabalho:Colaboração dos docentes Língua Portuguesa e alunos.



Cronograma:

1º Tema:Trabalho

Datas:29-06/ 30-06 e 01-07-09

2º Tema:Textos literários e não literários.

Data:09-07-09

3º Tema:Sequências tipológicas;Os tipos injuntivos e preditivos.

Datas:14-07-09 e 16-07-09

4º Tema:A intertextualidade entre gêneros textuais.

Data:20-07 e 21-07-09

5º Tema:Narradores de Javé.

Data:04-08-09

6º Tema:Plano de aula.

Datas:12-08 e 18-08-09

7º Tema:Imagens do dia-a-dia.

Datas:20-08 e 24-08-09

8º Tema:A construção de significados.

Datas:25-08 e 27-08-09

9º Tema:A intertextualidade entre gêneros textuais.

Data:31-08-09

10ºTema:Propaganda e marketing.

Datas:01-09 e 03-09-09

11ºTema:Sendo tirinhas.
Datas:10-09 e 14-09-09

12ºTema:Relacionando imagens.

Datas:21-09 e 22-09-09
13ºTema:Elementos da narrativa.

Datas:28-09 e 29-09-09

14ºTema:Investigando os argumentos do texto.

Datas:01-09 e 13-10-09

15ºTema:Estatégias e dicas para o seu texto.

Datas:19-10 e 22-10-09

16ºTema:A gíria.

Datas:26-10 e 29-10-09

17ºTema:construindo hipóteses.
Introdução da confecção dos livros(projeto).

Datas:03-11 e 05-11-09

18ºTema:Uma placa na horta.

Datas:09-11 e 12-11-09

19ºTema:Passeio a Porto Alegre.

Data:10-11-09

20ºMemorial reflexivo.

Data:17-11-09

21ºObjetivo do Gestar.

22ºPropósitos pessoais(crescimento pessoal,profissional).

23ºProjeto(livro)

Avaliação:Deverá acontecer em todas as etapas do Projeto,considerando o interesse de cada um,suas conquistas,observação e desenvoltura nas atividades propostas bem como o envolvimento e participação no coletivo,
Inclusive a intervenção do líder dos grupos no contexto.

Um comentário:

  1. PARABÉNS COLEGA!!!
    QUANDO SOMOS DESAFIDAS A MUDAR, PENSAMOS NÃO CONSEGUIR, POIS AFIRMAMOS SER EXTREMAMENTE COMPLEXO, MUITAS SÃO AS DISCULPAS.PORÉM COM UM POUCO DE DEDICAÇÃOE RESPONSABILIDADE, LOGO É POSSIVEL PERCEBER QUE NÃO É TÃO COMPLICADO. E O EXEMPLO DISSO É O TEU BELÍSSIMO TRABALHO REGISTRADO AQUI!!!

    ResponderExcluir