quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MEMORIAL REFLEXIVO


20ºRELATO

MEMORIAL REFLEXIVO



No município de OSÓRIO,na escola Estadual de 1ª a 4ª série,na época,Cônego Pedro Jacobs,no ano de 1980 ,a pequena e ingênua Chapeuzinho Vermelho inicia seu processo de alfabetização com a professora Zoraida.
Chapeuzinho sente-se angustiada,pois lembra que realizava atividades repetitivas como recorte de linhas e pontilhados,usava também sempre uma cartilha.Chapeuzinho queria mais, porém não obtinha resultados,deixando-a triste.Lembra também de uma música referente a abelhinha,mais ou menos assim...
A,A,A minha abelhinha E,E,E minha escovinha I,I,I meu indiozinho...
Chapeuzinho vermelho, não possui muitas lembranças recentes de seu processo de alfabetização, recordando-se somente destes feed back.



“O SEGREDO DO CASCO DA TARTARUGA...”



Logo que aprendeu a ler,o menino começou a fazer descobertas.Um dia estava folheando um livro e se deparou com a palavra “réptil”.Procurou o dicionário e se surpreendeu com o significado:Animal
Que se arrasta .Cobras,por exemplo.Pensava que réptil tinha a ver com rapidez e era justamente o contrário.O pai riu de seu espanto e disse que as tartarugas também eram répteis .Aliás,uma lenda chinesa afirmativa que Deus escrevera o segredo da vida no casco de uma tartaruga.
O menino gostou dessa escrita de Deus ,que utilizou o casco da tartaruga como se fosse uma folha de papel.O pai lembrou que aprender a ler nos livros era só o começo.com o tempo,o filho poderia ler
No rosto de uma pessoa sua história inteirinha.E bastaria observar os olhos de um amigo para ver se neles brilhava a felicidade.Ou tocar as mãos de um homem do campo para conhecer seus sofrimentos.
Mas o menino,curioso,queria mesmo era saber qual o segredo da vida.Por isso, começou a se interessar pela vida das tartarugas.Conheceu a tartaruga-de-couro,cujo casco parecia uma bola de capotão.A tartaruga-oliva,que lembrava o verde das azeitonas .Descobriu que a tartaruga de pente tinha esse nome porque faziam pentes,bolsas e aros para óculos.E aprendeu tudo sobre a tartaruga-cabeçuda ,sobre a tartaruga-gigante,atração das Ilhas Galápagos,e sobre a Ridley,das praias da Costa Rica.
Quanto mais estudava,mais o menino se convencia de que realmente poderia descobrir a escrita de Deus naquelas criaturas que carregavam a casa nas costas.Elas tinham carapaças misteriosas,com desenhos estranhíssimos,círculos coloridos,arestas longitudinais.Algumas até pareciam pinturas.
O menino foi crescendo e se tornou especialista em tartarugas.Sabia distinguir uma adolescente da uma adulta e conhecia como ninguém a desova das espécies marinhas no litoral.Mas também descobriu que,assim como procurava o segredo da vida no da vida no casco das tartarugas,outras pessoas buscavam a mesma coisa em lugares diferentes:no pulsar das estrelas,no canto dos pássaros,no silêncio dos olhares,no cheiro dos ventos,nas linhas das mãos,no fim do arco-íris.Tudo ao redor podia ser lido,sorriu ele,lembrando-se das palavras de seu pai.E só o tempo,como um professor que pega na mão do aluno,ensinava essa lição,enquanto as pessoas iam fazendo suas descobertas bem devagarzinho como as tartarugas.Talvez estivesse aí o segredo.


CONTO DE JOÃO A. CARRASCOZA.

Comentário:Assim como o menino descobriu que o segredo da vida estava no casco da tartaruga e que outras pessoas buscavam a mesma coisa
Em lugares diferentes como:no pulsar das estrelas,no canto dos pássaros,Chapeuzinho Vermelho durante o percurso de sua aprendizagem pode também descobrir novos horizontes em sua jornada,despertando assim novos conhecimentos.

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO ÓTIMO TRABAHO!!!
    DINAMISMO E CARINHO NÃO FALTAM NO TEU FAZER PEDAGÓGICO. ASSIM FAZENDO A DIFERENÇA PARA A EDUCAÇÃO MAIS RICA EM QUALIDADE.
    FELICIDADES!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero saberquem descobril a tartaruga cabeçuda

    ResponderExcluir