terça-feira, 3 de novembro de 2009

PLANO DE AULA -MANCHETES

Plano de aula:6ª série
Tema:Manchetes
Aulas:12/8 e 18/8/09
1ºMomento:Motivação.
Manchetes diversificadas com sentido ambíguo.O aluno terá que esccrever uma notícia referente a manchete,logo após o término da atividade será feito uma leitura oral,sendo entregue em seguida a reportagem correspondente a determinada manchete.
Os alunos irão comparar as reportagens escritas por eles com as do jornal.

2ºMomento:organização de pequenos grupos para a realização do roteiro de leitura.
1)Toda a notícia comunica um fato.
a)Qual é o fato?
b)Onde aconteceu?(estado,local)
c)Quando aconteceu?(dia,mês,ano)
d)Por que aconteceu?

2)A notícia se compõe de duas partes:Manchete e texto.

A manchete tem dois objetivos.
1ºResumir a notícia.
2ºAtrair a atenção do leitor.
a)Em sua opinião,as notícias,as manchetes dessas notícias,atendem a esses dois objetivos?
b)Crie uma outra manchete para essas notícias.

3ºMomento:Produção de textos.

Morte do leiteiro

Há pouco leite no país,
é preciso entrgá-lo cedo.
Há muita sede no país,
é preciso entregá-lo cedo.
Há no país uma legenda,
que ladrão se mata com tiro.

Então o moço que é leiteiro
de madrugada com sua lata
sai correndo e distribuindo
leite bom para gente ruim.
Sua lata,suas garrafas,
seus sapatos de borracha
vão dizendo aos homens no sono que
alguém acordou cedinho
e veio do último subúrbio
trazer o leite mais frio
e mais alvo da melhor vaca
para todos criarem força
na luta brava da cidade.

Na mão a garrafa branca
não tem tempo de dizer
as coisas que lhe atribuo
nem o moço leiteiro ignaro,
morador na Rua Namur,
epregado no entreposto,
com 21 anos de idade,
sabe lá o que seja impulso
de humana compreensão.
E já que tem pressa,o
cirpo vai deixando à beira das casas
uma apenas mercadoria.

E como a porta dos fundos
também escondesse gente
que aspira ao pouco de leite
disponível em nosso tempo,
avancemos por esse beco,
peguemos o corredor,
depositemos o litro...
Sem fazer barulho,é claro,
que barulho nada resolve.

Meu leiteiro tão sutil
de passo maneiro e leve,
antes desliza que marcha,
É certo que algum rumor
sempre se faz;passo errado,
vaso de flor no caminho,
com cão latindo por princípio,
ou um gato quizilento.
É há sempre um senhor que acorda
resmunga e torna a dormir.

Mas este acordou em pânico
(ladrões infestam o bairro),
não quis saberde mais nada.
O revóver da gaveta
saltou para sua mão.
Ladrão?se pega com tiro,
Os tiros da madrugada
liquidaram meu leiteiro.
Se era noivo,se era virgem,
se era ajegre, se era bom,
não sei,
é tarde para saber.
Mas o homem perdeu o sono
de todo, e foge pra rua.
Meu Deus, matei um inocente.
Bala que mata gatuno
também serve pra furtar
a vida de nosso irmão.
Quem quiser que chame médico,
polícia não bota a mão
neste filho de meu pai.
Está salva a propriedade.

A noite geral prossegue,
a manhã custa a chegar,
mas o leiteiro
estatelado,ao relento,
perdeu a pressa que tinha.

Da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite,sangue...não sei.
Por entre objetos confusos,
mal redimidos da noite,
duas cores se procuram,
suavemente se tocam,amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos aurora.

Andrade,Carlos Drummond de.A rosa do povo.in Obra Completa.Rio de Janeiro,Aguilar.1964.

1ªAtividade do texto:
Extraia desse texto os elementos necessários para você ,redator de um determinado jornal,montar uma notícia.Restrija-se a informar oleitor do fato ocorrido,não comente,não analise,enfim,não emita qualquer opinião.Crie também uma manchete que sintetize o fato e ao mesmo tempo,atraia a atenção do leitor.

4ºMomento:Revisão da notícia.
O ato da escrita tem um objetivo social.Os textos são intencionalmente escretos para públicos determinados.
Você acabou de descrever uma notícia.Você fez isso com o objetivo de informar o leitor de um jornal ou de uma revista a respeito de um fato. Para que seu texto atinja o objetivo proposto (informar o leitor sobre o fato),é importante que seja bem escrito.Para isso,antes de editá-lo,você deve fazer uma revisão cuidadosa do seu texto.

Sugestão de roteirode revisão:

Aspecto estrutural 1.A manchete resume a notícia e atrai a atenção do leitor?

2.A notícia informa ao leitor onde e quando aconteceu o fato?

3.A ordem das palavras na frase facilita a leitura do texto?

Aspecto gramatical 4.As frases estão construídas de forma clara e precisa?

5.Utiliza a pontuação adequada?

6.Grafa e acentua corretamente as palavras?

7.Concorda o verbo com o sujeito?


OBS:A revisão da notícia é a critério do professor e das necessidades da turma.

5ºMomento:Finalizando com o jornal falado.


Jornal Falado

Para a realização de um jornal falado,são necessários os seguintes componentes:

REDATORES-observam os fatos,selecionam os assuntos e redigem as notícias.
LOCUTORES-apresentam a notícia para o público.
SONOPLASTAS-selecionam e dirigem o fundo musical.
Antes da apresentação do jornal falado ,cada grupo deverá colher os fatos e selecionar os mais importantes de acordo com o público a que o jornal se destina.
Cada grupo pensará também na melhor forma de apresantação do jornal.Pode-se escolher um nome para o jornal,um prefixo musical,um patrocionador...



Comentário:Ao realizarmos uma atividade em sala de aula o professor transmite informações,sendo nas quais da teoria da comunicação,podendo haver um ato comunicativo onde vinculam seis fatores essenciais que são:emissor,receptor mensagem,o código,o canal e o referente.
No entanto,significa o ato da comunicação,pois concebem o emissor e recaptor como polos neutros que deverão produzir ,receber e compreender a mensagem.
Relacionando a mensagem das manchetes,propõe-se com o objetivo de fazer com que o leitor compreenda o significados das mesmas.
Para que ele possa fazer a leitura ampla do mundo no qual está inserido.
Desenvolvendo assim, a prática do argumento,palavra originária do latim:"argumentum",
que tem tema "argu" ,cujo primeiro sentido é fazer "brilhar",iluminar.Pela sua origem ,podemos dizer que argumento é tudo aquilo que faz brilhar,cintilar uma ideia.Assim,chamamos argumento todo procedimento linguístico,que visa persuadir,a fazer o receptor aceitar o que lhe foi comunicado.
Baseado na adaptação de Platão Savioli.


disponível

Nenhum comentário:

Postar um comentário