terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sequências tipológicas; Os tipos injuntivos e preditivo




3ª RELATO
Tema: Manuais de instruções
Aulas: 14/07/09 e 16/07/09
Na aula anterior, pedi que trouxessem manuais de instruções.
No primeiro momento distribuí aos pequenos grupos alguns manuais, que os trouxessem de casa e os demais que os próprios alunos possuiam. Expliquei a diferenciação que ocorre no texto onde há sequências tipológicas injuntivas ou instrucionais salientando assim o significado de injuntivo, no qual ordena, o verbo estando sempre no imperativo. Os alunos levaram os seus manuais,logo após pedi que identificassem verbos que significassem ordem, então foi lido e relatado para o grande grupo. Os alunos então perceberam a intenção do texto que caracteriza-se por fazer com que o leitor execute alguma ação.
No segundo momento escrevi no quadro o roteiro para a análise que constaram as seguintes questões:
a)Qual o objetivo do texto?
b)A quem se dirige o texto?
c)Procure no texto um trecho que diga ao leitor sobre como proceder.
d)Copie palavras e expressões que indicam sequências de ações.
e)Classifique o texto, levando em consideração as características encontradas.
f)Justifique a utilidade deste manual no uso diário do consumidor.
Finalizando, no terceiro momento, cada grupo confeccionou o seu próprio manual de instrução.
Durante a realização das atividades percebi algumas dificuldades, pois os manuais são elaborados de uma forma subjetiva para o leitor, dificultando muitas vezes a compreensão do mesmo.
No decorrer da realização das atividades os alunos participaram com interesse, salientando um dos grupos o manual do aluno, onde mencionaram os seguintes itens:
a)Materiais para o 1ª dia de aula
b)Como se comportar no 1ª dia de aula.
c)Como fazer um trabalho em grupo.
d)Como estudar para uma prova.
e)Quantas horas podemos estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário